O mármore está ganhando cada vez mais espaço na arquitetura por sua versatilidade e beleza. Essa pedra está presente nos projetos de inúmeros profissionais do ramo, mas poucos sabem a origem do mármore. Pois, entender a história de um objeto é também aprender a valorização de sua existência.

Por isso, separamos algumas informações históricas interessantes para você começar a entender como essa pedra maravilhosa chegou até os seus projetos.

Origem do mármore

Saber a formação do mármore ajuda a entender também o grau de raridade da pedra, assim como a sua importância. Por isso, queremos te contar sobre a origem do mármore. Essa maravilhosa pedra natural é o resultado de uma transformação química e física do calcário em exposição com a alta temperatura do solo.

De início era encontrada em regiões em que ocorreram grandes atividades vulcânicas, pois nesses ambientes era possível encontrar os principais ingredientes para a formação do mármore: altas temperaturas e pressão.

O uso do mármore durante a história

Existem registros sobre o uso e a origem do mármore a mais ou menos 5 mil anos. Embora os dados não sejam tão precisos, a pedra natural começou a ser utilizada no Egito antigo na construção de pirâmides e túmulos de faraós. Porém, foram os romanos os grandes responsáveis por utilizarem o mármore nas construções privadas pregando assim o luxo e a riqueza de quem possuía o mármore.

Portanto, as construções que hoje são trabalhos de máquinas, antes eram construídas por escravos utilizando apenas algumas ferramentas rudimentares. 

Foi somente na idade média que a Itália, Espanha, França e Suíça deram o grande pontapé inicial para a história do mármore e do que virá a se tornar um grande comércio de pedras naturais.

Com o passar dos tempos, o uso do mármore em construções foi ganhando mais espaço e interpretações diferentes, pois se antes o mármore era utilizado como sinônimo de riqueza e grandeza, hoje a versatilidade de seu uso é mais popular. Contudo, o mármore ainda carrega em sua raiz o luxo, pois é capaz de transformar qualquer ambiente simples em sofisticado.

Hoje o seu uso está ligado à harmonia que trará ao ambiente, assim como a sua forte veia histórica, tornando assim a pedra mais pedida em grandes projetos.

Então, já sabe né? Se quiser um item com um grande peso histórico e requinte é só acrescentar o mármore ao seu projeto que é sucesso na certa.

Se você também é apaixonado por construções antigas e quer uma referência forte para essa missão, acesse o link e descubra os velhos encantos do Travertino Romano.

Write A Comment