Entenda como harmonizar sua casa 

A pandemia da Covid-19 impactou todo o mundo. Quando se pensava saber de todas as respostas, tal fenômeno nos mostrou que compreendemos muito pouco, e que devemos estar aptos a mudanças constantes.

E de fato nossas vidas mudaram, a maneira como nos relacionamos com os outros e tudo ao nosso entorno. As relações que estabelecemos com nossos amigos, com os estudos, o trabalho, e até mesmo em no ambiente do lar, mudaram drasticamente.

Nossas casas, que antes eram apenas um ponto de descanso e repouso, passou a possuir um aglomerado de funções: escritório, escola, faculdade e, claro, casa.

Desse modo, o ambiente de casa ganhou uma nova conotação: além de reconfortante e acolhedor, ele agora passa a ser dinâmico para atender as diferentes demandas que passou a exercer.

E portanto, as estruturas e decorações das casas tem de passar por reformulações para atender a essas novas necessidades, mas sem deixar de ser o ponto de segurança em nossas vidas.

O design biofílico é a tendência que mais se adequa a essas novas perspectivas de casa. Pois se trata da adoção de plantas e espaços verdes para as casas, tanto em ambientes internos como externos. 

Confira agora como harmonizar seu lar com este design.

O que é design biofílico?

A palavra biofílico vem do latim e é composta por dois radicais: “bios” que significa vida, e “philia” que representa amizade e amor. Ou seja, biofílico significa amor à vida.

De maneira mais concreta, o design biofílico valoriza a presença verde, por meio de plantas e espaços sustentáveis, criando ambientes que reconectam o ser humano com tal essência.

A presença da natureza é capaz de reduzir os níveis de estresse do ambiente, promovendo maior produtividade e incentivando a criatividade.

Essa tendência surgiu por volta da década de 1960, mas se popularizou vinte anos após com o biólogo Edward O. Wilson. 

Esse modelo começou a ser incorporado pela arquitetura, como relata Felipe Stracci em uma entrevista para a Tegra Incorporadora.  “Quando falamos de biofilia na arquitetura e design, não falamos só do verde em si, mas dos materiais, principalmente, das formas orgânicas e texturas naturais, como a madeira, a lã e o barro, e de fibras, como as palhas. Até a própria pedra em sua forma mais rústica nos conecta com um ambiente mais acolhedor”

Nesse aspecto, o mármore complementa o design, pois traz consigo o rústico de sua origem, mas também a elegância e conforto por ser um material sólido e resistente.

Como montar um espaço biofílico?

Painéis verdes

Com uma presença maciça e marcante de plantas, os painéis verdes são muito usados em áreas de cozinhas e em espaços amplos, como hall de entrada.

Madeira

O  toque rústico e acolhedor da madeira amplifica o sentimento de conforto dos ambientes.

Pedras

Aqui entra o mármore, mas outras pedras em seus estados naturais também fazem parte desta estética e complementam o design.

Para além de estética. Pertencimento.

Mas para além da estética e do visual, o conceito de Design biofílico busca que as pessoas se sintam pertencentes ao espaço à sua volta. Portanto, ambientes que estimulem os 5 sentidos; que valorizem as trocas e experiências; buscam soluções ecológicas e sustentáveis e que façam todos se sentirem incluídos e pertencentes, são os princípios e objetivos que o Design biofílico busca atingir.

Write A Comment