O mármore travertino é uma pedra tão famosa que certamente você já deve ter utilizado-a em seus projetos. Porém, o que muitos ainda não sabem é da sua imensa beleza dentro da história da arquitetura, pois saber a história de um objeto é também reconhecer o seu valor perante o cliente.

Por isso, o mármore travertino continua sendo até hoje uma das pedras naturais mais utilizadas em projetos ao redor de todo o mundo.

Atualmente, revestir um ambiente, seja interno ou externo, com o mármore travertino, continua sendo uma grande tendência na decoração.

A história que a torna exclusiva

O mármore travertino é de origem Italiana, mais especificamente da região de Tivoli, uma cidade com construções verdadeiramente raras e encantadoras, então se você ama edificações com toda certeza iria amar essa cidade. Por esse motivo a Itália continua sendo o país que mais fornece esse tipo de peça.

Essa pedra sofisticada é criada através das águas termais que se situam no subsolo, podendo assim ser encontrada a partir dos mais variados tons, sendo eles do bege ao amarronzado. Sua formação vem do calcário encontrado em solos como o de cachoeiras.

Na antiguidade, o mármore travertino sempre foi a pedra mais utilizada, sendo manuseada também pelo Império Romano, pois a peça estava presente em grandes edifícios da época, como famoso anfiteatro Coliseu em Roma que com sua enorme amplitude a partir do ano 72 d.C., ainda levou oito anos para ser construído.

 Mesmo na atualidade a sua beleza ainda encanta profissionais da área por esse  grande peso histórico.

O Travertino também pode ser encontrado aqui no Brasil, mais especificamente no estado da Bahia, que contém uma enorme diversidade climática, contribuindo assim para o processo de criação da pedra.

Principais tipos de Travertino

Se você também é apaixonado pelo mármore travertino, assim como a gente, vai gostar de saber que existe mais de um tipo da mesma pedra e que essa pode ser uma ótima opção para um projeto que precise de combinações entre os pisos. Separamos os principais, confira:

Travertino Romano

O mármore travertino romano continua sendo o tipo mais procurado, tudo isso por conta de sua presença histórica através de grandes esculturas. Além de uma boa durabilidade essa pedra pode ser encontrada em tons que variam da palha ao bege amarelado.

Travertino Navona

Essa variação da pedra natural geralmente tem a sua cor mais clara voltada para o laranja, creme e rosa. O travertino navona caracteriza-se também por veios mais leves e menos marcados.

Travertino Nacional

Esse tipo variado de mármore travertino também é conhecido como Bege Bahia, sendo assim uma pedra brasileira. É também uma ótima opção acessível para aquele cliente que deseja o melhor custo-benefício.

Sua maior característica são os veios de tons mais escuros e arredondados.

Principais tipos de acabamento

O mármore travertino pode ser utilizado de diferentes maneiras em decorações, como pisos, bancadas, lavabos e até mesmo em paredes.

Porém, dependendo do local escolhido para revestir, pode ser necessário aplicar alguns acabamentos para uma melhor experiência do seu cliente.

Bruto

Esse é um acabamento que conta com a pedra em sua forma mais natural, sendo assim um pouco mais opaca. Utilizá-la nessa forma bruta é recomendado somente para revestir as paredes, pois se adicionada aos banheiros ou cozinhas podem acabar causando uma infiltração.

Resinado

Nesse acabamento a pedra recebe uma camada de resina transparente, tampando assim os seus buraquinhos e evitando que a pedra absorva água e sujeiras.

Polido

Aqui a pedra é polida até ficar com uma aparência lisa e brilhante, dessa forma esse acabamento não é indicado para ambientes úmidos, como banheiros e cozinha.

Agora que você já sabe tudo sobre a pedra mais queridinha das decorações antigas e atuais, é importante levar em conta uma marmoraria com grande experiência para te ajudar a perceber as peculiaridades da pedra, então pesquise bem e escolha o melhor.

Se esse conteúdo foi útil para você, então compartilhe com os seus colegas de trabalho, eles irão adorar aprender um pouco mais sobre essa pedra.

Write A Comment