Confira os principais pontos de atenção para um projeto rápido, eficiente e econômico!

Ao começar um projeto de construção civil, seja para levantar um imóvel do zero ou para realizar uma reforma, a palavra-chave em pauta é: planejamento.

Por vezes, as pessoas encontram uma série de problemas que poderiam ser facilmente evitados ao longo do projeto, justamente pela falta de planejamento. 

Afinal, estamos falando de uma atividade complexa, que demanda uma série de etapas, organização financeira e o apoio de parceiros qualificados. 

Para te ajudar a dar início aos seus sonhos da forma mais tranquila e segura possível, confira nosso checklist com 12 itens essenciais na reforma ou construção. Boa leitura!

1. Criar uma lista de necessidades

A primeira recomendação é diferenciar necessidades de desejos. Sem uma visão clara em relação ao que você realmente precisa será muito mais difícil estabelecer quais deverão ser as suas prioridades na obra.

O passo fundamental para começar esta lista é conhecer seu limite orçamentário. Quanto você tem em sua reserva? Como pretende arcar com os custos do projeto? Quanto está disposto a investir no seu objetivo? 

Com um valor definido em mente será mais fácil estruturar um plano de obra realista.

Em seguida, pense no que é de fato indispensável em termos de segurança, conforto e funcionalidade, levando em conta as particularidades da sua região e as necessidades de quem vai habitar a casa.

2. Buscar referências para a obra

Agora que você já definiu o que não pode ficar de fora da sua reforma ou construção, é hora de pensar no que deseja. 

Para isto, o melhor caminho é começar a montar um painel de referências, para que você possa visualizar como quer que seu imóvel fique depois da obra. 

Além disso, ter tais referências em mãos também será bastante útil para a equipe que vier a trabalhar no seu projeto. 

Existem diversos lugares onde você pode começar a buscar ideias e inspirações. Pode ser em revistas ou blogs de decoração, em redes sociais como o Pinterest ou até em meio às casas de amigos e familiares. 

3. Pesquisar em diferentes imobiliárias para encontrar o terreno ideal

Este passo é direcionado a quem esteja planejando a construção de um novo imóvel. Se este é o seu caso, encontrar um terreno adequado é fundamental. 

Aqui, é preciso levar em consideração os fatores que você determinou anteriormente em relação aos seus desejos e necessidades.  

Quer realizar a construção de um sobrado ou de uma casa térrea? Para você, quais são os aspectos mais importantes em relação ao lugar onde deseja morar? Como pretende pagar pelo terreno?

Com tais pontuações em mente, este momento de pesquisa (e negociação) irá ocorrer com mais facilidade. Chegar em um imobiliária sem saber ao certo do que precisa pode te levar a se comprometer com um negócio desvantajoso. 

4. Criar um orçamento 

Chegou a hora de colocar no papel qual será o custo final da sua obra de reforma ou construção. Lembra daquele limite que sugerimos no primeiro item? Tenha este valor em mente na hora de pesar suas opções.

Aqui, é indispensável que você busque por mais de um orçamento para todas as etapas do projeto. Verifique com atenção quanto cada etapa da obra vai custar, como itens de proteção, serviços de marmorarias, mão de obra e outros fatores.

5. Encontrar um time de profissionais capacitados e estabelecer um cronograma para a obra

Contar com uma equipe experiente e qualificada para a realização da obra é fundamental para garantir a qualidade do serviço, além de certificar que o projeto será feito com segurança.

Outro ponto importante é o cronograma da obra, que deve ser estabelecido junto a quem se responsabiliza pela implementação do projeto. 

Analise o tempo mínimo para a finalização da reforma ou construção e o período máximo de duração para evitar que a obra se prolongue. 

Além disso, também será muito mais fácil de evitar o desperdício de materiais com o apoio de especialistas da área e cumprir com o cronograma estimado.

6. Verificar a necessidade de aprovação do projeto

Para obras de construção de novos imóveis, receber o alvará dos órgãos responsáveis para que o projeto seja feito de maneira regular é algo obrigatório em todos os casos. 

Entretanto, muita gente não sabe que, por vezes, essa necessidade também se aplica às reformas. Isto acontece quando o projeto prevê as seguintes modificações na edificação: 

  • Acréscimo ou supressão de área edificada;
  • Volumetria;
  • Estrutura;
  • Compartimentação vertical.

Para confirmar quais são as exigências locais em relação ao seu projeto, confira a legislação da sua cidade.  

Na maioria das vezes, o processo é requerido e feito nas secretarias de habitação ou planejamento, subprefeituras e outros setores. Em São Paulo, por exemplo, é possível realizar a solicitação pelo Sistema de Licenciamento de Construções (SLC). 

7. Fazer o preparo adequado do imóvel 

Seja numa reforma ou em uma construção, preparar o imóvel para a realização de uma obra é sempre uma necessidade. Afinal, este momento prévio é muito importante para a garantia de que tudo possa começar da melhor forma possível, sem o risco de danos futuros.  

No levantamento de uma nova edificação será preciso fazer o preparo do terreno, com profissionais habilitados.

Já no caso das reformas, é preciso preparar a residência para que nada seja danificado ao longo do projeto. Em mudanças mais simples, como renovar a pintura da casa, será preciso apenas proteger seus móveis e eletrodomésticos.

Em modificações mais complexas, por outro lado, o ideal é remover qualquer pertence do imóvel. Este momento é uma boa oportunidade para organizar suas coisas e se desfazer do que já não tem serventia.

 8. Comprar bons materiais de construção

A hora de comprar materiais de construção é um momento em que problemas com gestão de fornecedores começam a aparecer.

Para evitar tal coisa, é essencial que você estude, controle e acompanhe com atenção todos os processos que envolvam a contratação de fornecedores. 

Para organizar a operação dentro do seu projeto de construção ou reforma e verificar o desempenho das empresas, analise os seguintes critérios:

  • Qualidade do produto e/ou serviço;
  • Flexibilidade de atendimento;
  • Agilidade da entrega;
  • Conhecimento dos fornecedores em relação ao mercado em que atuam.

Além disso, vale ressaltar a importância de se trabalhar com grupos devidamente certificados e licenciados. 

9. Buscar o apoio da Nanoprice

Para quem tem interesse em investir em pedras naturais na obra, poder contar com um serviço que ofereça agilidade ao processo de pesquisa e compra no material vai fazer toda a diferença.

É exatamente isso que a Nanoprice faz. Ao contar com os nossos serviços, você poderá acompanhar cada detalhe do seu projeto por meio de uma plataforma online e interativa. 

Para começar é fácil. Basta criar um cadastro rápido, selecionar o material que você prefere e escolher um tipo de acabamento. Depois, é só escolher a opção de orçamento que mais te agrada, com projetos de mármore, granito ou quartzo.

Nossos clientes recebem até 3 orçamentos diferentes por solicitação, para que possam encontrar a marmoraria ideal com mais facilidade. Tudo isso sem nem precisar sair de casa!

10. Executar o projeto

Chegou a hora de dizer mãos à obra! Se você fechou um contrato com uma equipe, estabeleça agora qual será a ordem seguida pelo projeto.

Em uma reforma você poderá, por exemplo:

  • Trocar portas, janelas, pisos e revestimentos antigos;
  • Demolir e/ou construir novas paredes, sempre com a atuação de profissionais capacitados;
  • Abrir espaço para novas portas e janelas;
  • Nivelar pisos e paredes;
  • Colocar sanca, gesso ou rebaixos;
  • Definir pontos de iluminação e furar os forros;
  • Impermeabilizar o local antes de posicionar novos pisos;
  • Renovar a pintura das portas, janelas e paredes;
  • Instalar luzes, duchas, pias, portas, rodapés, torneiras, box, vidros, espelhos e outros itens.

Também não se esqueça de comprar novos móveis e itens decorativos, caso este tipo de repaginada faça parte do seu objetivo com a reforma. 

Para finalizar, será preciso retirar todo o entulho e se certificar de que ele terá a correta destinação. O ideal é que uma equipe especializada neste tipo de serviço seja contratada para que os materiais sejam levados aos locais adequados, para que o descarte seja feito de maneira sustentável.

11. Inspecionar e reformar as redes de utilidades

Durante a execução do projeto também é imprescindível que seja feita uma revisão completa das redes de utilidades como:

  • Tubulações de água e esgoto;
  • Instalações elétricas;
  • Caixa d’água;
  • Interruptores e lâmpadas. 

Cheque o funcionamento de todos os sistemas para identificar se precisam de reparos ou de uma substituição completa.

12. Vistoria e entrega do imóvel

Para finalizar, você e a pessoa que foi encarregada pela obra devem realizar uma vistoria final no imóvel antes de finalizar a entrega da reforma ou construção. 

Este momento tem o objetivo de checar se tudo está de acordo com o que foi planejado e solicitado, e se não há algum detalhe que ainda precise de retoques. Com tudo em ordem, agora é só aproveitar a casa nova!

Gostou do nosso checklist? Fique de olho nos próximos conteúdos e deixe sua opinião nos comentários!

Write A Comment