Todo arquiteto sabe que cada pedra natural inserida no ambiente pode influenciar também toda a decoração, pois dependendo do material usado o clima do cômodo pode ficar simplesmente perfeito, casos do mármore e granito.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois existem muitos tipos de pedras. Por isso, separamos algumas informações para te ajudar a relembrar a diferença entre mármore e granito.

Diferença entre o mármore e granito

Ter essa informação em mente pode te ajudar a escolher melhor os elementos que se enquadram no ambiente e garantir uma maior sinergia entre todo o projeto. 

O granito, por exemplo, é inicialmente indicado para bancadas de cozinha e o mármore para pisos.

Porém, seja qual for o cômodo ao qual você irá encaixar essas pedras, saiba que tudo depende também da quantidade de tráfego no ambiente, assim como a praticidade da rotina do seu cliente e até mesmo os acabamentos necessários. Mas, se ainda está com dúvida confira abaixo as principais diferenças entre o mármore e granito.

Granito

O granito é composto principalmente (em muitos casos) por Quartzo, Feldspato e Mica, sendo assim uma pedra mais forte do que o mármore.

Suas cores são levemente misturadas por conta de seus minerais internos, causando assim uma aparência mais luminosa em comparação com o visual mais suave e uniforme do mármore.

Mármore

O mármore é originado do calcário que tem uma composição mais variada. As cores do mármore dependem dos minérios presentes em sua composição, podendo assim pender mais para o branco ou para o preto com veios claros.

Por isso, essa pedra é considerada por muitos profissionais da área a mais fascinante, pois cada peça do mármore possui uma superfície única.

Onde usá-los

Entender como utilizar as opções de mármore e granito pode ser aquele detalhe que faltava para um projeto de sucesso. É interessante usar o granito em bancadas de cozinha e áreas de serviços, pois a sua resistência ajuda em uma maior eficiência nesses ambientes.

O mármore também pode ser utilizado nessas áreas da residência, desde que o acabamento correto seja muito bem utilizado, como o resinado que garante uma maior impermeabilização da pedra, facilitando assim o seu uso em lugares úmidos como os banheiros e cozinhas.

Limpeza e manutenção

As pedras naturais são materiais mais sofisticados e por esse motivo demandam certos cuidados específicos na hora da limpeza.

No momento de projetar ambientes utilizando o mármore e granito, é importante passar para o seu cliente a forma mais adequada de limpá-las, para garantir assim uma maior longevidade para a peça.

A limpeza do mármore e granito pode ser feita utilizando um pano umedecido com água e detergente neutro. Porém, lembre-se de falar também sobre não despejar produtos de limpeza direto nas pedras. Para alguns casos a manutenção também é recomendada, pois assim o mármore e granito não se desgasta facilmente.  

Por isso, é recomendável selar o mármore uma vez por ano e o granito uma vez a cada dois anos. Porém, esse período de manutenção pode variar de acordo com a frequência da utilização das peças no ambiente.

Agora que você já sabe a diferença entre as duas pedras naturais, que tal ficar por dentro dos principais tipos de acabamentos de mármores e granitos? Garantimos que irá se surpreender com as facilidades de cada acabamento.

Write A Comment