Como sabemos, boa parte dos profissionais de arquitetura e urbanismo possuem o seu próprio escritório. Por serem empreendedores natos, compreendem perfeitamente a importância de cada etapa para o fechamento de um projeto. Portanto, se você, arquiteto, pretende fechar mais contratos, é fundamental ficar atento a primeira reunião com o cliente, pois é possível (e necessário) capturar através do briefing de arquitetura, a essência e o sonho que o seu cliente quer aplicar na obra.

Então, se você ainda não sabe o que é esse item importantíssimo, acompanhe o nosso texto e descubra tudo sobre o briefing para arquitetos.

O que é o briefing?

O briefing é um conjunto de informações que te ajuda a determinar cada etapa a ser seguida dentro do projeto, assim como informações sobre o desejo final do cliente.

Pode-se considerar que o briefing para arquitetos é um documento que contém os detalhes necessários para identificação da personalidade do cliente, por isso, é fundamental extrair todas as expectativas do mesmo, pois assim a chance de uma falha na comunicação entre ambos os lados é quase nula.

Vantagens de desenvolver um briefing

O briefing para arquitetos deve reunir todas as ideias do seu cliente, dessa forma as informações ficarão mais claras, sem ruídos.

Uma das principais vantagens do briefing para arquitetos é o fato desse documento servir como um manual, direcionando toda a equipe para a execução fiel do projeto acordado com o cliente, pois um dos pilares do sucesso no ramo de arquitetura é de fato compreender as necessidades do mesmo e ajudá-lo a tornar as suas expectativas em realidade.

O que deve constar no briefing?

Para que tudo saia conforme o planejado é necessário que o briefing para arquitetos contenha detalhes técnicos e dados qualitativos, por isso, a escolha das perguntas a serem inseridas no briefing é uma das mais importantes, dessa forma evita-se desgaste de ambas as partes.

Porém, a utilização do documento não é uma regra absoluta, por isso, caso seja necessário poderá incluir informações adicionais para cada tipo de obra planejada.

Confira abaixo alguns pontos importantes para te ajudar a organizar melhor o seu projeto e fechar aquela parceria de qualidade.

Informações sobre o terreno

Todo profissional de arquitetura sabe que é importante registrar algumas informações sobre o local a ser construído e reformado, pois dessa forma fica mais claro o prazo necessário para a finalização do projeto. Por isso, documentar sobre a localização e as medidas exatas é o primeiro passo para um projeto de sucesso.

Interesses e desejos do cliente

Nessa etapa é importante ter uma certa sensibilidade em conjunto com uma análise certeira, pois o cliente expressará tudo o que espera ver em um projeto. Por isso, saiba identificar quando é necessário sugerir mudanças ou não. Afinal, todo o estilo e harmonia do projeto serão definidas de acordo com a personalidade do seu cliente.

Prazos e cotações

É importante deixar claro para todos os envolvidos no projeto quais são os prazos que mais se adequam às necessidades de ambos os lados, por isso, defina uma data de início e término de cada etapa, dessa forma ficará tudo mais organizado.

Defina também qual será o valor que poderá ser gasto na obra, assim como futuras projeções do que pode ser feito dentro desse limite estabelecido, pois um projeto de arquitetura de sucesso é aquele que consegue utilizar da melhor forma a verba acordada.

Fluxograma dos processos

No briefing de arquitetura é interessante conter um fluxograma sobre cada etapa que será executada assim como cada processo interno, pois essa é uma forma de te ajudar na organização de grandes projetos.

Questões essenciais

Essas perguntas podem variar de acordo com o ambiente projetado, mas não menos importantes, afinal entender do que o cliente precisa é o seu objetivo, por exemplo,  o fluxo de pessoas que passam pelo ambiente, o que será mantido e o que irá mudar no local e etc.

Então, anote essas dicas e comece agora mesmo a definir um briefing ideal para os seus projetos, pois isso te ajudará a crescer ainda mais como profissional.

Agora que você já sabe quais são as fases de um bom briefing de arquitetura, que tal conferir também uma plataforma totalmente online com assessoria de qualidade para o seu projeto? Acesse o site e descubra um mundo mais rápido e prático com orçamentos de pedras naturais em até 24 horas. 

Autor(a)

Construindo um relacionamento concreto entre marcas e pessoas a partir da escrita, criando textos que conectam e performam.

Escreva um comentário