A maioria dos profissionais da área conhecem a relevância das ferramentas do Autodesk, pois compreendem que antes de construir espaços verdadeiramente incríveis é preciso primeiramente esboçar as suas ideias visuais de uma maneira mais figurativa, dessa forma a empresa pode auxiliar na apresentação de um projeto mais visual através de ferramentas digitais.

Por isso, algumas organizações resolveram facilitar a vida do mercado arquitetônico por meio da tecnologia, como a empresa Autodesk, que auxilia arquitetos de todo o mundo com soluções através de softwares a fim de auxiliar profissionais a colocarem suas ideias de uma forma mais visionária e imersiva no projeto.

O que é Autodesk?

Certamente você já ouviu no meio acadêmico e profissional sobre o Autodesk, mas reconhece de fato como ela pode te ajudar? Autodesk é uma empresa que se dedica no desenvolvimento de softwares para arquitetos e designers e atualmente é considerada como uma verdadeira referência no mercado tecnológico, pois traz soluções práticas para a rotina de diversos profissionais.

A empresa foi fundada por John Walker e outros 12 sócios a fim de auxiliar o mercado através da tecnologia, por isso, desenvolveram um programa que é utilizado até hoje para criação de projetos: o AutoCAD (chamado antigamente de MicroCAD), tendo como objetivo fazer do programa um software famoso entre o meio. 

A versão 2.1 do AutoCAD lançada em maio de 1985,  trouxe características inovadoras para a indústria do software CAD, tornando-se assim uma plataforma aberta com linguagens Lisp embutidas para programar soluções específicas.

Qual a importância do autodesk para a arquitetura?

Nos primórdios do mercado arquitetônico grande parte dos profissionais desenvolvia suas ideias de projetos na prancheta, porém com a evolução da tecnologia entre as décadas de 80 e 90, grande parte desses desenhos arquitetônicos mudaram para o mundo digital, pois algumas tecnologias que começaram a surgir auxiliaram na criação de esboços mais práticos com especificidades de escala, medidas, e traços

Através da tecnologia da empresa Autodesk é possível adquirir e experimentar softwares que ajudam a materializar o desenho de todo o projeto, seja ele mais técnico ou mais visual.

Por isso, existe o AutoCAD, que reforça a criação de plantas técnicas e layouts de medidas, auxiliando também na criação da planta baixa executiva que vai para a execução de obras da prefeitura e as fachadas de cada trabalho em específico. Dessa forma, o Autodesk ainda continua sendo essencial para o mercado da arquitetura e design, pois revolucionou os esboços de projetos de uma maneira totalmente tecnológica, facilitando assim a rotina de muitos profissionais.

Empresas com soluções digitais para o mercado

A organização Autodesk oferece resultados que conectam todo o ciclo de vida de um projeto, desde esboços técnicos até ferramentas com efeitos 3D, auxiliando assim na criação de projetos mais visuais para apresentar ao seu cliente, por isso, esse tipo de software é essencial para o mercado arquitetônico, pois as ferramentas que o Autodesk proporciona para os profissionais de arquitetura, auxiliam também na entrega de projetos mais eficazes e visualmente mais esquematizados.

Porém, as diversas vertentes da área arquitetônica permitiu que outras empresas também criassem soluções tecnológicas a partir das necessidades do mercado, ajudando assim a facilitar a rotina de diversos arquitetos, como é o caso da Nanoprice, uma marmoraria online que através de uma plataforma totalmente interativa, auxilia na escolha de pedras naturais para projetos arquitetônicos.

Principais softwares para projetos de arquitetura

Considerada como líder em softwares para projetos em 3D, a  Autodesk é uma empresa que oferece diversas ramificações de produtos com soluções digitais específicas para cada tipo de projeto em desenvolvimento. Os principais produtos da Autodesk são: AutoCAD (software com versões em 3D e 2D com automação), REVIT (programa de gerenciamento de edifícios com modelagem) e a ferramenta Arnold (oferece a renderização 3D mais rápida do mercado).

Agora que você já entende sobre a importância de ferramentas digitais para o mercado arquitetônico, que tal conferir sobre a primeira marmoraria online do Brasil? Acesse o link e tenha uma experiência única ao orçar pedras naturais com apenas um clique.

Write A Comment