Dentro de um projeto visual para ambientes é necessário contar com materiais resistentes que cumpram o seu papel de forma eficaz, como o granito ou porcelanato, pois ao escolher pisos e revestimentos é necessário também decidir por materiais de qualidade já que existem uma infinidade de pedras naturais e materiais cerâmicos para essa função. 

Porém, é necessário ter em mente as necessidades do seu cliente para que assim a estrutura criada esteja de acordo com a personalidade que deseja passar no projeto, pois tais materiais possuem uma estética visual bem diferente uma da outra.  Por isso, separamos algumas diferenças do granito ou porcelanato para te auxiliar nessa missão e contribuir para que o seu projeto seja ainda mais incrível. 

Diferenças entre o granito e o porcelanato

O granito ou porcelanato são materiais que possuem diferenças bem claras visualmente, porém saber identificar tais pontos de forma mais precisa pode te auxiliar na decisão sobre qual material utilizar em seus projetos. 

O granito é uma pedra natural que possui em sua composição elementos que ajudam em sua resistência, além de possuir uma diversidade de tons e padrões pontilhados em sua superfície, a pedra natural também conta com uma facilidade na limpeza de sua superfície, pois basta utilizar um produto neutro e um pano úmido para higienizá-la sem prejudicar a sua beleza.

As peças de granito também ajudam na amplitude de ambientes pequenos.
Já o porcelanato trata-se de um material cerâmico com qualidade maior que a dos azulejos, pois é um revestimento resistente à manchas e arranhões, porém a limpeza desse material precisa ser feita com produtos específicos.

Vantagens do granito e do porcelanato

Dentro de um projeto de arquitetura é normal ficar em dúvida entre os materiais, como o granito ou porcelanato, porém, a pedra natural consegue transformar um ambiente em um espaço sofisticado e naturalizado, além de ajudar a contribuir na decoração criativa do espaço a partir dos padrões de sua superfície.

O porcelanato possui diversas padronagens disponíveis no mercado, mas é importante escolhê-las com sabedoria para não sobrecarregar o ambiente. Então, seja qual for o material: granito ou porcelanato, precisa acima de tudo estar em equilíbrio com a identidade de todo o projeto, pois dessa forma o espaço ganhará uma harmonia mais estabilizada.

Inspiração para o seu projeto

Para criar projetos arquitetônicos de sucesso, seja ele mais complexo, criativo ou simples, é necessário ter referências sobre as tendências do mercado, dessa forma você terá um repertório de inspirações completo, além de exercitar o seu critério em relação às obras que combinam com o seu estilo como profissional.

Então, confira abaixo algumas ideias de aplicações para adicionar a sua lista de criatividade.

01- Piso de porcelanato

Imagem associativa para inspiração

O granito ou porcelanato são escolhas que todos os profissionais do mercado terão que decidir em algum momento, porém o porcelanato brilhoso é uma opção bonita para ambientes amplos, mas é necessário cautela, pois o material é levemente escorregadio.

02- Bancada elegante

Imagem associativa para inspiração

As bancadas de cozinha em granito cinza são uma verdadeira tendência no mercado arquitetônico, pois a resistência do material facilita a usabilidade do ambiente de forma mais livre.

03- Cozinha sofisticada

Imagem associativa para inspiração

Ao escolher materiais para revestir ilhas na cozinha é compreensível ficar em dúvida entre o granito ou porcelanato, porém o granito preto é a pedra natural mais indicada para tais itens por sua resistência e beleza.

04- Granito branco em banheiro confortável

Imagem associativa para inspiração

O granito branco é uma peça bastante explorada no mundo da decoração, pois a sua tonalidade neutra auxilia na combinação em relação aos demais itens, além do mais junto à materiais terrosos consegue deixar o espaço mais aconchegante.

05- Ambiente colorido com o granito verde ubatuba

Imagem associativa para inspiração

A cozinha é um dos ambientes mais frequentados dentro de uma casa, por isso em projetos residenciais é comum adicionar pedras naturais com tons mais vívidos, como o granito verde ubatuba.

Agora que você já conhece as vantagens dos materiais mais famosos do mercado, que tal conferir também sobre as tonalidades de granito que existem no mercado? Acesse o link e se surpreenda com opções visualmente inspiradoras.

Write A Comment