A arquitetura sustentável é uma tendência que está em alta no mundo das construções, pois temas que visam um mundo mais ecológico se tornaram necessários com o tempo, por este motivo aproveitar elementos naturais sem desperdício se tornou uma prioridade consciente do mercado arquitetônico. 

A maioria dos profissionais do ramo entende que a arquitetura sustentável é aquela que se autoalimenta com energia solar e dispositivos inteligentes, mas saiba que é possível aderir à prática sustentável aproveitando apenas alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado do seu projeto. 

O que é arquitetura sustentável?

No momento de aplicar o conceito da arquitetura sustentável no seu projeto é importante relembrar alguns elementos marcantes dessa ideia e assim avaliar com cautela se a proposta combina com o orçamento disponibilizado, assim como as características exigidas pelo seu cliente.

A arquitetura sustentável busca agregar um estilo de construção ecologicamente correta que estimule o desenvolvimento social e poupar recursos financeiros. Por isso, esse estilo de projeto está em alta no mercado arquitetônico, pois além de utilizar iluminação e ventilação natural ainda auxilia na escolha de materiais de qualidade com uma alta durabilidade. 

Dessa forma, se o seu projeto pede soluções eficazes e conscientes, então a arquitetura sustentável pode ser uma alternativa excelente.

Vantagens das pedras naturais na arquitetura sustentável

A partir da arquitetura sustentável as pedras naturais podem ser utilizadas para compor um clima mais harmônico com a natureza rústica, por isso, saiba que é possível unir os ornamentos naturais com os demais materiais originários daquele ambiente de forma totalmente equilibrada no projeto, pois são peças de alta durabilidade, como no Panteão em Roma, uma das grandes construções da história composta por mármore travertino.

Outro benefício das pedras naturais para a arquitetura sustentável é a reutilização desses objetos que ajudam a valorizar o imóvel em uma futura venda, além disso, a variação estética e a retenção de calor dos ornamentos naturais são alguns pontos que devem ser levados em conta na arquitetura sustentável. 

Dessa forma, ao projetar ambientes que integrem a sustentabilidade procure empresas que possam te oferecer uma assessoria completa e pedras naturais de qualidade para te ajudar a garantir o sucesso de todas as obras do seu escritório de arquitetura. 

Inspirações de obras sustentáveis

Para criar soluções prática e criativas para a rotina do seu cliente é essencial estar atento às tendências de construções que fazem sucesso pelo mundo, pois com as constantes mudanças da sociedade, a construção de um ambiente mais preservado com áreas verdes e materiais naturais é uma vertente tecnológica que pode fazer a diferença no futuro do nosso planeta. Por isso, separamos algumas ideias para te inspirar na criação do seu próximo projeto. 

01- Iluminação Natural

A casa do famoso arquiteto Finn Juhl é um museu que consegue mostrar com excelência espaços funcionais e atemporais. Porém, recentemente a arquiteta Zaha Rashid projetou uma extensão dessa obra para receber visitantes e palestrantes do mundo todo, que incorporou no projeto a sustentabilidade de maneira fiel à construção original, aproveitando assim a iluminação natural externa e ampliando todo o ambiente.

02- Materiais naturais

Para profissionais que procuram projetar uma obra mais simples, rápida e econômica, a arquitetura sustentável pode ser uma opção interessante. A obra intitulada Casa de Terra é uma construção inicial de um projeto da arquiteta Elena Caldini, que através de uma obra no estilo cabana conseguiu gerar o mínimo possível de resíduo na construção civil, além de utilizar elementos naturais como a terra e sistemas verdes independentes. 

03- Piso de granito integrado com o externo

A casa de hóspedes em Paraty é um projeto sustentável do CRU! Architects que uniu o objetivo se seus clientes integrando os elementos naturais do jardim para o interior do projeto, por isso o piso em granito é um dos destaques dessa obra sustentável.

04- Interior harmônico

Considerado pela maioria dos profissionais da área como um edifício ecofriendly, a construção Wikkelhouse do arquiteto Shigeru Ban é uma casa feita de papelão que pode durar até 100 anos, por isso a obra é considerada uma ótima opção de sustentabilidade, pois aproveita a iluminação natural do ambiente, assim como detalhes em pedras naturais.

Agora que você já está cheio de inspirações sobre construções sustentáveis, que tal conhecer também as melhores pedras naturais para o canto alemão? Acesse o link e fique por dentro dessa tendência que promete adicionar mais amplitude aos ambientes pequenos. 

Write A Comment