No mundo da decoração os materiais que cumprem múltiplas funções geralmente são mais eficazes, por isso algumas pedras naturais são mais utilizadas do que outras. Desse modo existem alguns elementos que ajudam a adicionar modernidade e elegância em um mesmo projeto, basta aplicar o aço corten, um material popularmente conhecido como pedra de ferro, capaz de se adaptar em meio às diversas formas e texturas, mostrando-se única em cada aplicação, por isso continue com a gente e descubra o poder que essa pedra natural pode trazer para as suas criações. 

Vantagens do aço corten

O aço corten é uma pedra de origem vulcânica formada por rochas metamórficas, assim como o mármore e o granito. A pedra apresenta diferentes formas, texturas e cores que podem ajudar a decorar o seu projeto de uma forma exclusiva.

Essa peça destaca-se das demais exatamente por possuir compostos que a tornam um material muito resistente aos impactos, por isso é frequentemente utilizada em fachadas de casas e prédios de alto luxo.

O efeito do tom de ferrugem que o aço corten traz para a obra é uma das diversas vantagens de aplicar esse material ao seu projeto, pois apresenta texturas e cores que nenhum outro material poderia proporcionar, passando assim do estilo rústico ao clássico.

O aço corten é utilizado para projetos personalizados com identidade forte, por isso saber aplicá-las pode ser um diferencial, pois alcançar a harmonia entre diferentes decorações é uma das tarefas mais difíceis que um  profissional de arquitetura pode enfrentar em um projeto. 

Cuidados necessários

Um dos grandes benefícios do aço corten é a sua resistência, mas é necessário alguns cuidados para que a aparência de sua superfície seja preservada por mais tempo, por isso, se for adicioná-la em fachadas ou até mesmo no banheiro é interessante introduzir uma camada de impermeabilizante na peça. 

Então, é importante escolher empresas que ofereçam materiais de qualidade e que saibam das particularidades de cada peça, pois o momento de escolha das pedras naturais é muito importante para o sucesso do seu trabalho final. 

Inspirações para o seu projeto

O aço corten é um material que combina com a maioria dos estilos decorativos, pois os tons terrosos que a peça apresenta acrescentam confortabilidade ao ambiente, por isso saber combinar tais elementos é um dos diversos desafios de introduzir esse material em seu projeto de arquitetura. 

01- Banheiro

Ao adicionar uma peça como o aço corten em ambientes úmidos é necessário acrescentar uma camada de impermeabilizante em sua superfície, por conta da sua durabilidade, pois essa peça é uma das mais resistentes. Além disso, é um material que adiciona uma forte identidade aos ambientes. 

02- Divisória de ambientes

Considerado um material versátil o aço corten pode ser moldado de formas diferentes, inclusive como peças decorativas em forma de divisórias de ambientes, essa é uma nova tendência de decoração que aproveita a luz natural para criar um clima único. 

03- Decoração interna

Uma decoração de interiores tem como base principal a harmonia entre os materiais e os cômodos, incluindo também uma combinação elegante entre o estilo rústico e minimalista.

04- Revestimento de paredes

Revestir paredes pode ser uma maneira de decorar ambientes sem utilizar elementos de forma exagerada, pois o aço corten consegue trazer essa atmosfera mais aconchegante.

05- Fachadas

Existem diversas construções que utilizam o aço corten para contrapor ambientes muito leves, trazendo um clima mais rústico e criativo às fachadas, pois são como o cartão de visitas de qualquer ambiente. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens e combinações com o aço corten, que tal conferir também conceitos além da decoração? Acesse o link e descubra como esse segmento pode te ajudar em seus projetos. 

Autor(a)

Construindo um relacionamento concreto entre marcas e pessoas a partir da escrita, criando textos que conectam e performam.

Escreva um comentário