A arquitetura de Portugal influenciou diversos países através da estética de edifícios que abordam um traço exclusivo e inconfundível, por isso, uma das identidades que prevalece dentro dessas construções é a religiosidade, que foi impressa na arquitetura da época por conta do contexto histórico e cultural da região. 

Por isso, separamos algumas informações sobre como combinar e aplicar tais características da arquitetura de Portugal em seus projetos, para que assim consiga construir uma obra de sucesso.

Breve história da arquitetura portuguesa

Durante toda a história da arquitetura portuguesa é possível encontrar influências de outros povos, mas precisamente a partir do século III, onde a maior parte dos romanos foram responsáveis por construir pontes e aquedutos na região.

Já por volta do século VIII o país recebeu também uma intervenção muçulmana na arquitetura através da construção de mesquitas e palácios que passam pelos estilos gótico e renascentista.

Por isso, a arquitetura de Portugal é conhecida pela diversidade de estilos que mistura com perfeição em suas construções. 

Principais características arquitetônicas

A arquitetura de Portugal é uma mistura de diferentes traços que compõem as obras religiosas, apresentando assim referências diversificadas e únicas. As construções de Portugal são compostas também por materiais nobres, tons vibrantes e detalhes luxuosos que unem tudo isso em uma sinergia completa de sofisticação. 

Então, uma das principais características mais marcantes dessas obras são os azulejos portugueses que são considerados por muitos profissionais da área como um símbolo muito forte da cultura do país, por este motivo diversas construções com influências portuguesas possuem detalhes em azulejos.

Inspirações para aplicar em seus projetos

Ao criar projetos é comum pesquisar referências visuais para compor o seu estilo como profissional e até mesmo para ficar antenado sobre o que está na moda no mundo da decoração, por isso separamos algumas inspirações baseadas na arquitetura de Portugal para te ajudar a montar o seu repertório com o melhor da decoração. 

Outra questão que pode te ajudar a ter ideias ao escolher os materiais do seu trabalho é fazer parcerias com empresas que ofereçam pedras naturais de qualidade com plataformas interativas e exclusivas.

01- Formas arredondadas

As formas arredondadas e amplas fazem parte da arquitetura de Portugal, pois são um elemento marcante da identidade das construções do país, como a igreja Sé Velha em Coimbra que representa parte da história local com uma construção em estilo romântico e formas alongadas e arredondadas. 

Então, para aplicar essa essência em seus projetos basta adicionar nas janelas algumas formas geométricas, pois a iluminação ampla que essa decoração traz é realmente muito marcante. Além disso, a mesa de centro de mármore é um link direto para a janela. 

02- Mistura de formas

Um dos verdadeiros marcos da arquitetura de Portugal é a capela intitulada Senhor da Pedra no distrito do Porto, pois além de um background natural e lindo, ainda conta com uma combinação perfeita entre linhas retas e curvas em suas estruturas.

Uma outra obra que pode ajudar na inspiração para os seus projetos é A Casa do Monte em Lisboa do arquiteto Leopold Banchini. Essa construção mistura perfeitamente dois elementos diferentes, com uma coluna toda revestida em mármore rosa. 

03- Detalhes luxuosos

Como uma das construções mais clássicas da arquitetura de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos foi construído no século XV e chama a atenção até hoje pela sua riqueza de detalhes apresentada na fachada, identidade que pode servir de repertório para os seus trabalhos, como combinar diferentes texturas de pedras naturais com outros materiais trazendo para o ambiente preenchimento com personalidade.  

04- Quartzo e azulejos coloridos

Considerado um dos elementos mais típicos das construções de Portugal, os azulejos são quase uma marca registrada dessa estética tão elegante e pode ser vista na Capela das Almas na cidade de Porto em Portugal. 

Você também pode utilizar esse material em seus projetos a partir da combinação com outros tipos de azulejos, como o quartzo que oferece diversas cores, assim a decoração se concretiza com muita personalidade.

Agora que você já conhece um pouco sobre as incríveis construções de Portugal, que tal conhecer mais materiais para os seus projetos? Acesse o link e confira as melhores pedras naturais da melhor marmoraria online do Brasil. 

1 Comment

  1. Eu adorei esse blog!

    Estou pesquisando informações sobre Portugal para criação de uma ID visual e achei esse conteúdo riquíssimo!

Write A Comment