A arquitetura de interiores tem como objetivo resolver problemas rotineiros utilizando itens decorativos de maneira mais criativa e coerente com a construção externa do projeto. Por isso, a arquitetura de interiores é considerada por muitos profissionais do mercado como um segmento do conhecimento arquitetônico essencial para a entrega de projetos incríveis, pois a eficácia da decoração irá depender da sua habilidade em harmonizar e solucionar complicações estéticas. 

Qual a importância da arquitetura de interiores?

A maioria dos profissionais da área compreendem que a arquitetura de interiores é muito mais do que um ambiente esteticamente bonito, pois uma das principais vantagens desse segmento é proporcionar uma experiência exclusiva para quem habitará o interior da construção. Por esse motivo é inevitável admitir que passamos muito tempo no interior de ambientes que utilizam da influência dos móveis, materiais e cores para transmitir uma experiência unicamente sensitiva. 

Dicas de como projetar interiores incríveis

Todo profissional do mercado arquitetônico possui um conhecimento intenso sobre a arquitetura de interiores, porém para projetar edifícios com visuais coerentes com a proposta do cliente e resolver com praticidade situações do dia a dia é necessário um repertório rico em inspirações, só assim será possível unir a sua aptidão com ideias que te levarão ao sucesso.

01- Compreenda o briefing

É importante entender sobre o que o seu cliente espera da obra, pois dessa forma é possível aplicar com toda certeza o mesmo conceito do externo na arquitetura de interiores. Um grande exemplo de tal aplicação é a obra intitulada Villa Savoye, uma construção projetada pelo arquiteto Le Corbusier na França, onde atualmente é considerado um monumento aberto ao público com móveis que cumprem fielmente com a proposta da construção do movimento moderno. 

02- Entenda a utilização do espaço

Dentro da arquitetura de interiores é importante estar atento à frequência e ao fluxo de pessoas nos espaços a serem desenvolvidos na decoração, pois somente dessa forma é possível pensar em soluções mais assertivas. Isso pode ser muito bem apresentado na construção de Phillip Johnson que interiormente preza pelo minimalismo e espaços altamente amplos.

03- Saiba as sensações que precisa transmitir

Imagem associativa para inspiração

Assim como os materiais utilizados dentro do interior de espaços, os tons também ajudam na transmissão de sensações, como por exemplo na obra do Pavilhão Alemão, uma obra construída para a Feira Mundial de Barcelona, que capta muito bem a essência de diferentes climas, como nesse espaço ilustrado pela foto com um revestimento em tons terrosos que transmite conforto.

04- Utilize as texturas com sabedoria

Saber misturar elementos de forma harmônica é apenas uma das diversas habilidades que um arquiteto precisa dominar, por isso entender sobre a arquitetura de interiores pode ser uma vantagem para criar decorações que combinam diversos materiais de forma linear, por exemplo uma das obras mais famosas do mundo: A casa da Cascata, criada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, que deixa explícito a combinação da textura bruta da pilastra e do piso com as estruturas de ferro lisas.

05- Escolha os materiais certos

A combinação de pedras naturais é utilizada dentro da arquitetura de interiores desde os tempos mais primórdios da humanidade, pois a usabilidade desse material possui diversas vertentes estéticas e práticas. Por isso, é essencial contar com empresas que ofereçam uma peça de qualidade e que entendam do assunto como a marmoraria online Nanoprice.

06- Pense no conforto do espaço e mobiliário

Um dos elementos mais destacados dentro de uma boa arquitetura de interiores é a utilização de mobiliários que atendam à identidade da obra, assim como o grau de confortabilidade que oferece ao cômodo.

Os móveis devem ser funcionais de maneira que transmitam a sensação escolhida para todo o projeto, assim como a Casa das Canoas do arquiteto Oscar Niemeyer que atende bem ao conforto e estética dos elementos decorativos.

Agora que você já compreende um pouco sobre como a arquitetura de interiores compõem as construções, que tal conhecer um pouco mais sobre a melhor marmoraria digital do Brasil? Acesse o link e fique por dentro de uma plataforma totalmente interativa com materiais de qualidade do jeitinho que você planejou.

Write A Comment