O Brasil é um país carregado de costumes em diversas vertentes de sua identidade, como as artes, música, arquitetura brasileira e decoração, pois desde o princípio o país contou com uma grande miscigenação que influenciou diretamente na nossa identidade e costume.

Entretanto, cada região possui traços diversos e exclusivos de construções que auxiliam na criação de uma identidade diversa, alegre e inconfundível. A arquitetura brasileira consegue ir além da combinação entre diversos estilos de construções, pois carregam consigo histórias de uma personalidade que é infinitamente eufórica e festeira.

Então, se você acredita que o Brasil se retroalimenta somente de samba e carnaval prepare-se para conhecer um lado singularmente original do país.

O que foi os anos dourados da arquitetura brasileira?

Em um contexto de reinvenção do país em decorrência dos traumas da Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava em uma fase de inovação, onde um espaço antes ocupado pelo rádio era preenchido pela recém chegada TV, ajudando assim no aumento de consumo entre os anos 50 e 60.

A arquitetura brasileira foi percebida a partir de obras construídas nessa época com grande influência americana, como as construções do Artacho Jurado, um arquiteto autodidata que construiu grandes obras nas cidades de São Paulo e Santos, unindo em seus projetos o uso de cores vívidas que ajudaram a cravar uma certa identidade no país, pois a partir da  mistura de suas referências conseguia entregar obras modernas e originais. 

Porém, você deve estar se perguntando: o que influenciou na desvalorização da arquitetura brasileira? Isso vem de um movimento chamado “American way of life” lançado pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial como um modelo de sucesso a ser seguido, por isso o mundo todo tende a ter essa predominância e admiração maior pelos Estados Unidos, que jamais irá deixar de ser um país encantador, mas é preciso valorizarmos também as particularidades que compõem cada região brasileira.

No século XX o entendimento sobre o mundo da arquitetura brasileira não permanecia ao alcance de todos, mas mesmo assim conseguiu influenciar algumas das principais manifestações artísticas e culturais do período.

Principais características da arquitetura brasileira

Desde o ínicio o Brasil recebeu influências de diferentes povos, por isso, a arquitetura brasileira é repleta de variedade nas fachadas de edifícios e na decoração. Passando pelos anos dourados e o período colonial, a arquitetura brasileira ganhou diversas características, como janelas arredondadas, cores mais quentes e estruturas cheias de detalhes.

Por isso, a arquitetura brasileira se destaca em meio às demais, pois possui uma sinergia de materiais e estilos que acabaram se transformando em nossa marca registrada, afinal quem nunca teve uma casa com um piso de tacos?

Prepare-se para descobrir como aplicar essas tendências em seus trabalhos.  

Inspirações sobre como aplicar no seu projeto

Transmitir identidade na obra é o que caracteriza um projeto mais vívido, por isso ao criar ambientes tenha em mente a importância de preservar a raiz do espaço que será modificado, pois esse é o diferencial que o seu escritório de arquitetura precisa para garantir o sucesso.

Então, anota aí as melhores ideias da arquitetura brasileira para aplicar em seus projetos.

01- Permanência da natureza

Uma das características muito fortes da arquitetura brasileira é a mistura entre o exterior com o interior, adicionando plantas para uma decoração mais vívida. O uso do mármore Nero Marquina para compor um cenário mais elegante é o toque final de uma decoração planejada e sofisticada.

02- Misturas de culturas

Existe uma herança da arquitetura colonial que auxilia na amplitude de corredores estreitos, como é o caso de aberturas arredondadas.

Uma outra característica marcante é o piso de taco com uma tonalidade quente que deixa o ambiente aconchegante, assim como uma mesa com tampo de mármore para acrescentar nobreza ao ambiente.

03- Arquitetura clássica

Detalhes bem trabalhados e molduras douradas é a marca registrada da arquitetura clássica brasileira, que promete a qualquer ambiente um toque a mais de graciosidade.

04- Arquitetura contemporânea

A utilização das formas geométricas é um marco da decoração contemporânea brasileira, pois consegue com perfeição harmonizar todo o ambiente com os demais itens em mármore.

05- Toques do movimento Barroco

No mundo da decoração escolher um estilo para compor um cômodo é importante para que haja harmonia entre todas as peças. Na arquitetura brasileira o toque do famoso movimento Barroco é o que pode fazer a diferença em uma decoração mais clássica, pois os detalhes da cortina, lustre e até mesmo do piso em mármore carrara acrescentam ao local uma elegância serena.

Agora que você já conhece um pouco sobre a arquitetura brasileira, que tal conferir também mais informações sobre os mármores nacionais? Acesse o link e descubra como aplicá-los em seus projetos e assim valorizar a diversidade da cultura brasileira.

Autor(a)

Construindo um relacionamento concreto entre marcas e pessoas a partir da escrita, criando textos que conectam e performam.

Escreva um comentário