Aquele cliente importante finalmente entrou em contato para pedir um orçamento, mas você ainda está inseguro sobre qual método utilizar para o seu projeto de arquitetura? Então deixa com a gente. 

Separamos algumas informações importantes para te ajudar a precificar o seu projeto de arquitetura.

Antes de tudo é importante reforçar que para um valor mais justo entre ambos os lados, é fundamental que o orçamento passado seja uma conjunção de informações como, tais como: o tipo de trabalho que será feito e quais os devidos custos a serem considerados.

Por isso, antes de escolher uma metodologia para orçar, tenha em mente as informações a seguir.

Pesquisa de mercado

Tem uma forma de garantir que o caminho a seguir não seja tão árduo, e isso só é possível através de muita pesquisa, por isso, saber o cenário ao seu redor pode ajudar a visualizar a figura como um todo.

Por isso, para começar a definir a precificação do seu projeto de arquitetura, saia da sua bolha e procure saber como está o mercado e os valores cobrados pelo restante dos profissionais.

Organização de custos

Para saber quanto cobrar por projeto de arquitetura, é necessário colocar algumas informações na ponta do lápis, pois assim é mais fácil saber o valor necessário para manter os serviços.
Os gastos podem ser divididos em algumas etapas como custos indiretos e diretos.

Os custos indiretos são aqueles necessários para a manutenção do seu negócio como, luz, internet e computadores. Já os diretos são aqueles utilizados para realizar o projeto, por exemplo, preço de materiais, horas de funcionários, transporte e etc.

 Diferencie projeto e acompanhamento de obra

Existem inúmeras tarefas das quais um profissional da área realiza em um projeto de arquitetura, uma delas é acompanhar o andamento da obra. Participar dessa etapa pode auxiliar no projeto como um todo, principalmente se o seu cliente confia em você. Por isso, pedir somente um valor para ambas as partes pode não ser tão interessante. 

Então procure cobrar pela hora técnica desse acompanhamento, isso pode ser feito pesquisando os valores de mercado e testando o equivalente nos seus orçamentos.

Defina um método de cobrança

Você deve estar se perguntando qual é o método de cobrança mais correto, não é mesmo? Porém já adiantamos que nessa fase não existe certo ou errado, vai depender de você e da sua realidade para decidir qual metodologia se encaixa melhor no seu trabalho. 

Separamos abaixo algumas opções para que você possa refletir.

Preço de tabela

Nesse método o profissional cobra em cima de uma tabela de valores e honorários definidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O método pode ser prático, porém não engloba as particularidades de custos que você possa ter.

Porcentagem de obra

Um dos métodos de cobrança mais utilizados fora do Brasil é a porcentagem em cima do valor total da obra daquele espaço, o que pode ser uma desvantagem para o seu cliente.

Cobrar por metro quadrado


Esse método de cobrança para projetos arquitetônicos é muito utilizado por profissionais brasileiros e, apesar da sua facilidade, também tem os seus pontos a serem considerados. Aqui dois projetos com o mesmo tamanho de metros quadrados teriam o mesmo valor, mas suas complexidades seriam diferentes, como é o caso de sobrados, escadas curvas e etc.

Cobrar pela complexidade do projeto

Essa metodologia leva em conta o número de horas que o profissional irá trabalhar em determinado projeto. Sabendo o valor da sua hora trabalhada, fica mais fácil precificar de forma mais justa.

 Garanta uma boa conversão de projetos

Depois de definir o preço do seu serviço é importante saber alguns pontos na hora de apresentá-los para o seu cliente.

De primeira instância é importante esclarecer cada detalhe do escopo do seu projeto, dessa forma o cliente fica por dentro de tudo que será realizado, ficando ciente do valor que o seu trabalho representa.


Apresente também a sua metodologia e como irá realizar cada etapa do projeto, pois essa é uma forma de mostrar a relevância do seu trabalho e acabar de vez daquele velho questionamento sobre o seu trabalho estar muito caro.


Então, quando for definir o seu preço para o orçamento, leve em consideração todas as informações que relembramos aqui, pois existe muita coisa a ser considerada para crescer no mercado e uma delas é ter uma parceria que te ajuda nesses processos sem burocracia. Nós podemos te ajudar no seu projeto de arquitetura online, pois temos uma plataforma totalmente moderna que te ajuda a tomar as decisões sobre os materiais que irá utilizar em seus projetos de forma rápida e prática.

Autor(a)

Construindo um relacionamento concreto entre marcas e pessoas a partir da escrita, criando textos que conectam e performam.

Escreva um comentário