Dentro do mercado arquitetônico existem diversas oportunidades de seguir carreira na profissão e uma das alternativas a ser considerada é o mestrado em arquitetura, que traz consigo uma carreira acadêmica de sucesso e contribui para o avanço de toda área de arquitetura e design.

Então, se você ainda está à procura de um estudo mais específico da profissão, saiba que o mestrado em arquitetura oferece diversas vantagens ao mercado e ainda pode te ajudar a realizar pesquisas verdadeiramente enriquecedoras para o setor.

O que é a área acadêmica?

Se você já é arquiteto e pensa em aumentar o seu leque de conhecimento na profissão, então o mestrado em arquitetura pode ser uma ótima opção, pois a carreira docente tem como foco a pesquisa do mundo arquitetônico, onde somente os amantes da profissão irão apreciar.

Porém, o mestrado em arquitetura não oferece apenas a possibilidade de se tornar um professor do ensino superior, mas também a oportunidade de atuar no mercado e no meio acadêmico simultaneamente, pois algumas reflexões geradas na sala de aula podem ajudar na inspiração de projetos mais eficazes no seu campo profissional.

Vantagens e desvantagens de seguir carreira acadêmica

Umas das vantagens mais significativas da carreira acadêmica para quem deseja cursar mestrado em arquitetura é o reconhecimento, pois professores do meio arquitetônico são mais requisitados no mercado em decorrência das diversas pesquisas que contribuem para a área de arquitetura.

Além disso, é uma maneira mais sutil de elevar a sua remuneração, pois segundo uma pesquisa de Mestres e doutores 2015 – Estudos da demografia da base técnico científica brasileira, a média salarial na área acadêmica pode chegar a 13 mil.

Outro ponto interessante do mestrado em arquitetura para a sua carreira é a estabilidade, pois a demanda de professores está cada vez mais alta em decorrência do interesse dos mais jovens pela arquitetura e design.

Porém, apesar do crescente interesse pela área, a profissão ainda é em parte classista, pois desde os primórdios da sociedade a arquitetura foi considerada uma área elitista, onde poucas pessoas tinham acesso às informações sobre obras e construções artísticas, situação que reverbera também atualmente, refletindo assim nos recém-formados que ainda encontram diversos desafios ao criar uma clientela para os seus próprios escritórios, contudo como toda área a arquitetura também está passando por uma transformação nesse sentido. 

Por outro lado, como toda profissão a área acadêmica também possui pequenas desvantagens, pois cursar um mestrado em arquitetura requer muita disciplina para refletir sobre o objeto de estudo, tendo às vezes a falta de tempo como um empecilho.

Vantagens de fazer mestrado em arquitetura no exterior

A arquitetura e o design são elementos que ajudam a compor a cultura de diversos locais, por isso essa é uma profissão ligada à arte, pois além da criatividade para solucionar problemas rotineiros de forma eficaz, ainda ajusta o padrão visual do ambiente transmitindo sensações de bem estar.

Dessa forma, o mestrado em arquitetura pode te ajudar também a ampliar os seus conhecimentos e horizontes como profissional, afinal conhecer as obras de outros países é também uma forma de acrescentar mais referência ao seu repertório criativo.

Por isso, existem algumas universidades com programas bem interessantes para o ingresso de estudantes brasileiros, como a New York School of Interior Design (NYSID) que além de sua localização incrível ainda oferece uma oportunidade única de pesquisar sobre a sua área em meio às construções mais clássicas do mercado arquitetônico, porém é necessário certos cuidados em relação a validação do diploma de estudos no exterior. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a área acadêmica da arquitetura, que tal conhecer também uma empresa que ajuda arquitetos a conseguirem os melhores materiais? Acesse o link e fique por dentro dos benefícios da primeira e melhor marmoraria online do Brasil.

Write A Comment