Assim como na moda, as tendências visuais da arquitetura também retornam ao mercado de uma forma repaginada, como o granilite e o seu estilo retrô, capaz de reestruturar qualquer ambiente.

Existem ainda algumas características do granilite que são singulares, fazendo da peça um dos materiais mais utilizados do mundo da decoração, trazendo mais identidade aos ambientes. Temos certeza que a inspiração que o granilite irá trazer para os seus projetos será incrivelmente esplêndida, pois é um elemento capaz de harmonizar qualquer projeto.

O que é o granilite?

O granilite é um material considerado pelo mercado arquitetônico como um elemento monolítico, ou seja, uma peça sem demarcações de separação em sua superfície. Dentre as diversas particularidades do granilite encontra-se a diversidade de cores e texturas que ela apresenta, isso se deve à formação da composição da mesma: uma mistura de areia, cimento, mármore, quartzo e granito.

Sendo assim, tal material pode ser aplicado em qualquer superfície, dotando tonalidades diferentes, pois é possível adicionar corante à massa, bem como o tipo de grão que é escolhido para compor essa mistura, influenciando assim no resultado desse revestimento.

Tipos de granilite

O granilite possui algumas variações de suas composições que podem auxiliar em situações particulares de cada projeto, pois a textura da superfície é um fator que deve ser levado em conta no momento da aplicação de tal elemento.

Sendo assim, existem dois tipos de granilite: o polido (de superfície lisa, brilhante e impermeável) e fulgê (adotado de uma planície mais áspera com pequenos grãos).  Então, ao escolher os ambientes que serão revestidos de granilite tenha em mente que o acabamento em fulgê não é o ideal para ambientes úmidos como banheiros e cozinhas.

Vantagens de usar granilite no seu projeto

Saber os benefícios de alguns materiais pode ser a alternativa perfeita para justificar as suas escolhas dentro do projeto, por isso esteja por dentro dos benefícios de cada material do mercado arquitetônico.

Uma das vantagens deste material é a durabilidade de sua superfície, um exemplo disso é a sua resistência em decorações de ambientes antigos que até hoje possuem pisos revestidos de granilite totalmente intacto.

Além disso, a variedade que esse material traz para a decoração de ambientes é um ponto muito importante da sua pluralidade como material decorativo, pois existem diversas possibilidades de tons para aplicar em seu projeto.

Ideias de aplicações

Todo profissional precisa de inspiração para criar padrões visuais que transmitem certas emoções em um determinado espaço, por isso pesquisar sobre referências e ideias que estão em alta no mercado pode te auxiliar a solucionar um problema visual de forma eficaz.

01- Piso moderno de granilite

Imagem associativa para inspiração

Quem disse que misturar dois estilos de decoração não é possível certamente deixou de experimentar a aplicação da mistura do material com elementos da decoração escandinava.

02- Retrô com estilo

Imagem associativa para inspiração

O granilite é um material que remete ao estilo retrô exatamente pelo seu uso nas decorações de ambientes nos anos 80, por isso se você escolheu esse estilo para o seu projeto, saiba que o granilite é uma ótima opção.

03- Bancada criativa

Por ser uma peça que possui diversas variantes de cores, a alternativa mais criativa para adicionar tonalidades vibrantes em ambientes do seu projeto é misturar o granilite com as cores que já existem no espaço, criando assim harmonia entre todas as cores.

04- Art Déco e a modernidade do granilite

Imagem associativa para inspiração

No estilo Art Déco as formas geométricas e os tons dourados são os principais pontos desse movimento visual, porém ao adicionar o material à essa composição a decoração acaba se tornando mais moderna.

05- Detalhes coloridos

Imagem associativa para inspiração

O granilite é um material tão versátil que pode ser adicionado em mesas e surpreender o seu cliente com uma decoração perfeitamente colorida e vívida. 

Agora que você já conhece as vantagens do granilite, que tal conhecer um pouco mais sobre ampliar espaços em projetos de arquitetura? Acesse o link e descubra as melhores pedras para o canto alemão, uma tendência que promete deixar qualquer ambiente mais espaçoso.

Write A Comment