O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é uma conquista alcançada através da luta de diversos profissionais da área para regulamentar e reconhecer essa profissão que até hoje ajuda o mercado a se movimentar ano após ano.

O CAU consegue ir além da burocracia divulgando profissionais e criando maneiras de melhorar o exercício da profissão para futuras gerações, por isso é considerado uma grande influência para o mercado de arquitetura de todo o Brasil. Então, para entender melhor a sua atuação e importância para a profissão, continue acompanhando a nossa matéria.

O que é o Conselho de Arquitetura?

Toda profissão necessita de normas a serem seguidas para que o exercício delas seja realizado da maneira mais ética e justa possível, por isso o Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 2011, obtendo assim como principal objetivo a regulamentação, representação e aperfeiçoamento da área arquitetônica no mercado.

Existem duas vertentes dessa instituição, pois dessa forma a fiscalização e ordenação da profissão seria mais proveitosa.

A primeira é a chamada CAU/BR, que possui um papel mais normativo e recursal, atuando assim na aprovação de normas que ajudam na coordenação da profissão, sendo composto por 28 conselheiros representando cada um dos Estados brasileiros.

Em segundo plano existe o órgão executor do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Nacional, o chamado CAU/UF, conhecido também por ser o grande responsável por atender e orientar diretamente os arquitetos daquela região.

Principais benefícios do CAU

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo dispõe de várias vantagens que podem ajudar ainda mais os profissionais de arquitetura oferecendo assim serviços e produtos para profissionais com registro ativo, como softwares de arquitetura, cursos de atualização e convênios com planos de saúde, sendo que cada um dos benefícios ofertados irão variar de acordo com a peculiaridade de cada região.

Outras profissões também possuem seus respectivos órgãos regulamentadores, como o CONAR na publicidade e a OAB para os advogados, sendo todos eles de extrema relevância para cada profissional.

Dessa forma, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo também regulamenta o mercado para um trabalho mais seguro e justo, trabalhando constantemente para que a profissão seja reconhecida. Por isso, o CAU é importante para a carreira de diversos profissionais, pois auxilia na divulgação da relevância dos arquitetos, movimentando assim as engrenagens do comércio arquitetônico.

Uma das ações pelas quais essa exposição da profissão é feita é o programa da instituição intitulado “Ache um Arquiteto” , pois é por meio desta plataforma que o conselho reúne uma lista com todos os profissionais da região, divulgando também os dados de contato dos arquitetos a fim de promover de forma simples e orgânica a profissão. Então, para que o projeto seja feito de maneira segura e excelente é necessário ter ao seu lado grandes parceiros que forneçam materiais de qualidade para te ajudar a exercer com criatividade e capricho o seu ofício.

Saiba como ter um registro no CAU

O registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo é de extrema importância para os profissionais do ramo arquitetônico, pois esse cadastro é necessário para exercer a profissão de forma legalizada sendo reconhecido nacionalmente como arquiteto. Por isso, o profissional recém formado em arquitetura deve acessar a página da internet do CAU de seu respectivo Estado e preencher o formulário disponível para solicitar o seu próprio registro.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e os seus benefícios para a profissão, que tal ficar por dentro dos melhores materiais que o  mercado pode oferecer? Acesse o site e receba uma assessoria completa da melhor marmoraria online da região.

Write A Comment