O estilo de arquitetura moderna ainda é muito utilizado em construções atuais por profissionais de todo o mundo, isso ocorre porque as suas características são versáteis e conseguem de maneira sinérgica se adequar ao mundo contemporâneo.

A arquitetura é a arte de utilizar o design para promover melhor a usabilidade de cada ambiente, isso fica muito claro na citação do famoso arquiteto Santiago Calatrava: “ A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas”.

 Por isso, separamos algumas informações de ouro para você entender todo esse conceito e assim como ele criar obras magníficas.

Diferença entre o moderno e o contemporâneo

Para mergulhar totalmente no conceito da arquitetura modernista é necessário compreender a fundo essa diferença, pois na correria a confusão entre “moderno” e “contemporâneo” é garantida.

Essa dúvida acontece porque a palavra moderno é frequentemente associada a tudo que é novo, mas no mundo da arquitetura modernista essa expressão é oficialmente remetida às ideias que surgiram na europa e se espalhou pelo mundo em meados de 1453.

Se referir a algo recente como moderno de certa forma é correta, pois tais características modernistas penduram no mundo da arquitetura até hoje. Porém, é importante que como profissional da área você compreenda tais distinções para que assim consiga aplicar esse estilo de maneira livre e assertiva em seus projetos. 

História da arquitetura moderna

A arquitetura moderna é um conjunto de ideias que se mostram presentes em projetos arquitetônicos até hoje. Por isso, esse conceito inovador nas grandes construções acabou surgindo a partir do movimento modernista que tem como objetivo a luta contra ideias ultrapassadas e a busca por encarar os problemas da sociedade sob uma nova perspectiva.

A semana de arte moderna de 1922 foi um evento que com toda certeza auxiliou a disseminar a arquitetura modernista pelo Brasil, combatendo assim a formalidade na arte arquitetônica. Pode-se dizer que o movimento foi uma renovação de teses sobre as construções elaboradas até então. 

Projetos modernos

As características mais marcantes de todo esse movimento na arquitetura modernista são as formas simplificadas, geométricas, livres e com diversas ornamentações no ambiente, como pedras naturais e quadros. São projetos mais orgânicos, com uma estrutura curvilínea que ajuda a integrar o ambiente interior com o exterior.

A maioria dessas obras têm em comum materiais sofisticados como o mármore, dessa forma ao utilizar essa peça em suas obras é importante pesquisar a melhor empresa do mercado que ofereça praticidade e expertise ao te auxiliar a escolher materiais.

Então, tenha em mente que é através das referências que você conseguirá projetar uma obra tão grandiosa quanto essas. Confira as nossas ideias para melhorar o seu repertório.

01 – Pavilhão Alemão

Pavilhão Alemão

Esse edifício projetado pelo arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe é certamente um marco para a arquitetura moderna, pois as suas formas extravagantes, linhas retas e a utilização inovadora de materiais como o mármore fazem com que a construção seja uma referência de primeira. 

02 – Coliseu quadrado em Roma

Coliseu Quadrado

O famoso Palácio da Civilização italiana foi construído em 1930 para receber a exposição universal que acabou não ocorrendo por causa da Segunda Guerra Mundial.

Essa construção toda trabalhada em travertino bruto esbanja muito charme através das formas bem marcadas, linhas retas e circulares. Dessa forma a obra nos mostra que é possível combinar as duas formas de maneira harmônica.

03 – Esrawe Studio no México

Esrawe Studio

O Esrawe Studio é o showroom e centro cultural do Grupo Arca, conhecido também por ser uma grande obra-prima da arquitetura moderna, pois aborda com simplicidade em suas formas o movimento modernista.

 Construída a partir do mármore travertino, o design do estúdio foi projetado para imitar uma pedreira, sendo assim uma ótima referência na utilização de linhas retas nas construções.  

04 – Sesc Pompéia no Brasil

Sesc Pompeia

Criado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi em sua vinda ao Brasil, retrata com personalidade ranhuras de madeira com linhas horizontais, transmitindo assim um aspecto rústico e moderno através da utilização das formas geométricas.

Agora que você já conhece as características de uma arquitetura moderna, que tal conferir também uma plataforma que tem muito em comum com o modernismo? Pois, assim como o movimento modernista, a nossa plataforma online procura quebrar velhos padrões e facilitar ainda mais a vida de muitos profissionais. Acesse o link e fique por dentro da melhor marmoraria online do Brasil.

Write A Comment