O estilo art déco conquistou diversos arquitetos e decoradores pelo mundo através da expressão abstrata da natureza e formas geométricas elegantes que com toda certeza marcou toda uma geração.

A combinação de diversas formas juntamente com materiais nobres como o mármore, fazem desse estilo um elemento exclusivo para decorar qualquer ambiente, pois seus tons neutros ajudam na harmonia com os demais elementos decorativos.

Trazer conceitos antigos para projetos atuais é uma maneira de evidenciar o que foi bom em cada um desses estilos e assim combiná-los de forma inovadora. Por isso, separamos algumas informações cruciais para te ajudar a entender o estilo art déco e aplicá-lo em seus projetos agora mesmo.

Ínicio do estilo Art Déco no Brasil

O movimento de estilo art déco surgiu em 1920, mas tornou-se grandemente conhecido durante a exposição internacional de arte decorativa em 1925, onde a tendência foi apresentada ao mundo com suas características marcantes: folhagens, formas geométricas e cores suaves.

O estilo influenciou também grande parte dos países, inclusive o Brasil que na época já era palco de diversos movimentos que tinham como objetivo quebrar visualmente as regras clássicas que insistiam em subsistir.

Existe ainda um grande exemplo da referência do estilo art déco em nosso país, a renomada escultura do Cristo Redentor no Rio de Janeiro que carrega sutilmente traços desse estilo de decoração. Dessa forma é possível concluir que o movimento foi um grande precursor da arquitetura como um todo. 

Como aplicar o estilo em seus projetos

O estilo art déco marcou um século inteiro com características exclusivas e o poder de transformar qualquer ambiente em um espaço de luxo, por isso são utilizados ainda hoje parte desses elementos na decoração de interiores e exteriores como a fachada de edifícios.

Composto também por uma paleta de cores predominantemente neutras, como o preto e verde, o estilo art déco é considerado um legado de uma geração que esbanjava glamour.

Então, se pretende aplicar esse estilo ao seu trabalho, confira abaixo uma das melhores maneiras de envolver elementos vintage à modernidade de forma sinergicamente perfeita.

01- Banheiro minimalista

Quem disse que o minimalismo não combina com o estilo art déco, certamente nunca tentou unir as duas vertentes, pois é possível introduzir poucos elementos decorativos e ainda sim obter elegância no espaço de forma visualmente sofisticada.

02- Tom dourado e mesa Carrara

Considerada por muitos profissionais de decoração um tom que transmite sucesso e prosperidade, a cor dourada continua sendo sinônimo de nobreza . Essa cor está muito presente no movimento art déco, por isso pode ser adicionado como elemento chave em um cômodo, pois o contraste do tampo de mesa de mármore com o tom terroso deixa tudo sutilmente moderno.

03- Subway Tiles de granito verde

Existem alguns tons que auxiliam na percepção de ambientes, por isso acrescentar o verde ajuda na interação com a natureza para uma identidade mais vívida ao cômodo. Porém, a tonalidade verde combinada com o dourado é realmente uma característica marcante do estilo art déco.

04- Mosaico em dourado

As formas geométricas presentes em outros movimentos da decoração são uma herança elegante do estilo art déco, pois podem compor ambientes de todos os tipos com materiais únicos como o mármore.

05- Mistura entre formas redondas e retas

As formas fazem parte desse movimento marcante, sendo assim utilizadas para alongar cômodos ou até mesmo como simples objetos de decoração. Por isso, seja qual for a maneira escolhida para aplicar o estilo art déco, saiba que é possível criar verdadeiras obras de arte com essa influência.

O mármore é uma peça muito marcante nesse movimento e por isso consegue transmitir ao ambiente um clima exclusivo de riqueza, pois a pedra natural ajuda a complementar a harmonia do projeto inteiro.

Agora que você já conhece um pouco sobre como aplicar o clássico art déco ao seu projeto, que tal entender um pouco sobre o mármore marrom? Acesse o link e descubra como utilizar essa peça sofisticada. 

Write A Comment