Saiba como fazer uma gestão eficiente e alavancar os resultados do seu negócio!

O Brasil é um dos principais produtores, consumidores e exportadores de mármore do mundo, com desempenho positivo na produção de materiais valorizados no mercado externo, como mármores e granitos exóticos. 

Para fazer o melhor proveito possível do potencial que este segmento tem no país, é indispensável que as empresas do ramo saibam realizar uma boa gestão de marketing e vendas para marmorarias

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), no primeiro semestre de 2022, o desempenho das exportações brasileiras de rochas ornamentais teve uma variação positiva de 10,9% em relação ao mesmo período de 2021. 

O faturamento total foi de US$ 634,7 milhões, o que mantém o Brasil nas primeiras posições do ranking mundial dos principais exportadores de mármore no planeta. 

No entanto, quando falamos sobre negócios internos, é perceptível que o mercado de marmorarias necessita de suporte e melhorias nas práticas de marketing e vendas para crescer e ampliar seus resultados. 

Hoje, é comum que os donos de marmorarias fiquem sobrecarregados com tantas responsabilidades. Em muitos casos, são eles que atendem os clientes, realizam a gestão de fornecedores, vendem e até trabalham no refino das pedras. Tamanha sobrecarga impede os negócios de crescerem. 

Para te ajudar a otimizar a gestão da sua marmoraria, neste conteúdo vamos explicar como colocar em prática ações eficientes de vendas e marketing para este mercado. Confira! 

A importância das ações de marketing e vendas para marmorarias 

Um dos impasses comuns no mercado de gestão para marmorarias é a forma como fabricantes, marmoristas e donos de lojas investem em ações de vendas e marketing.  

Embora o ambiente seja favorável para os negócios, adotar estratégias obsoletas esperando resultados diferentes faz com que a sensação de frustração se instale. 

Para que os investimentos nas ações de marketing e vendas sejam assertivos, é necessário que eles caminhem de forma aliada às novas demandas apresentadas pelo público consumidor que procura as marmorarias. 

Em outras palavras, é preciso conhecer o target para acertar nas tomadas de decisões e garantir uma gestão eficiente das equipes e estratégias de marketing e vendas. 

Além disso, é preciso compreender a importância dessas duas áreas para os resultados dos negócios. 

Hoje, marketing e vendas caminham juntos. Uma equipe gera dados e leads que abastecem os times de inside sales e facilitam as negociações. 

A tecnologia tem um papel importante neste cenário, agregando facilidades de gerenciamento, relacionamento, atendimento e atração de novos clientes. 

Plataformas de gestão, como a oferecida pela Nanoprice, são indispensáveis em um cenário de tanta competitividade, pois conectam marmoristas a seus potenciais clientes e abrem espaço para novos negócios. 

Ao se cadastrar na nossa plataforma, você terá acesso a:

  • Conteúdos e ferramentas para o seu negócio;
  • Projetos e orçamentos enviados pelo cliente final;
  • Cursos de marketing e vendas focados para marmorarias. 

Como fazer gestão de vendas para marmorarias?

Expandir um negócio de rochas ornamentais exige planejamento, análise de mercado, tecnologia e um time preparado para lidar com os desafios da área. 

Uma gestão de vendas efetiva neste mercado precisa também de uma avaliação da realidade do negócio e das oportunidades que podem permitir que uma marmoraria cresça nacional e internacionalmente. 

Um dos primeiros passos para entender os erros e as necessidades de mudanças de rota neste mercado é estudar como a concorrência funciona. 

Hoje, por exemplo, é impossível falar de resultados em vendas sem citar um dos maiores diferenciais nesta estratégia, que é o atendimento ao cliente. 

Com o acesso à internet, a experiência proporcionada ao cliente se tornou um grande diferencial para as empresas conseguirem fidelizar consumidores e alavancar resultados. 

Os clientes atuais são exigentes e valorizam a agilidade, a transparência e a eficiência das relações comerciais que estabelecem com as empresas. Por isso é importante ter um bom time de vendas e marketing. 

Mas a boa gestão de uma marmoraria não para por aí. Existem muitas outras questões importantes, como meios de controle de produção, controle de estoque, estratégias de marketing e muito mais.

Por que é necessário se profissionalizar?

Marmorarias que investem em tecnologia e em uma gestão eficiente conseguem alcançar um novo patamar no mercado. A presença digital, por exemplo, é uma necessidade para quem atua neste segmento. 

Oferecer os serviços online é uma forma de atrair novos clientes em potencial e escalar o negócio. Com a Nanoprice, as marmorarias têm acesso a ferramentas simples e intuitivas que permitem o crescimento das empresas. 

Software de gestão para marmoraria: vale a pena?

Sem dúvidas. Investir em um software de gestão para marmorarias é uma decisão inteligente. Os processos de gestão, aliados à tecnologia, vêm se tornando mais rápidos, seguros e precisos.

Os softwares automatizam processos, evitam erros e melhoram o atendimento ao cliente. Com esse tipo de programa, é possível visualizar e administrar todas as informações relacionadas à gestão financeira, de estoque, leads, orçamentos, clientes atendidos e muito mais.  

Essa tecnologia é uma das apostas dos negócios que querem se tornar mais competitivos. Com informações centralizadas e organizadas, os empreendedores podem tomar decisões melhores e aprimorar diversos processos nas marmorarias. 

Qual a melhor plataforma de gestão de vendas para marmorarias? 

Atualmente, existem muitas opções de sistemas de gestão no mercado, com diversas funcionalidades e para os mais variados portes de empresas. Em geral, o investimento nesta tecnologia oferece excelente custo-benefício. 

Pensando na realidade das marmorarias, essas ferramentas deixam o trabalho muito mais seguro, ampliando as possibilidades de armazenamento de informações e emissão de relatórios. 

Os recursos viabilizam tomadas de decisões muito mais precisas e inteligentes e podem resultar em uma administração mais eficiente e competitiva. 

Um excelente exemplo de ferramenta para os profissionais deste mercado é a n.STONE, um produto da Nanoprice que conecta o marmorista ao cliente final. 

Por meio da plataforma, a marmoraria pode receber o projeto de arquitetura, obter suporte para concretizar vendas, receber clientes qualificados e prontos para concretizar a compra e muito mais. 

Marketing digital para marmorarias 

O marketing digital é uma potência que, com certeza, deve ser aproveitada pelo setor de rochas ornamentais. 

Hoje, é impossível ignorar o quanto a internet impacta o comportamento das pessoas. Por isso, implementar ações de marketing é fundamental para o sucesso das marmorarias. 

Com uma gestão de marketing bem feita, é possível atrair novos clientes em potencial e persuadi-los a conhecerem fornecedores e produtos. 

Além disso, o marketing digital permite que os consumidores interajam com as marcas, criando uma comunidade que aumenta a autoridade das empresas, o que faz muita diferença no ramo das marmorarias. 

Entre as estratégias que podem ser implementadas, destacam-se: 

  • Criação de conteúdos para redes sociais;
  • Construção de um bom site;
  • Investimento em ações publicitárias;
  • Implementação de ferramentas de divulgação e captação de clientes. 

Prepare sua equipe para fazer gestão de marketing e vendas para marmorarias

Outro quesito indispensável para ampliar o resultado de marmorarias diz respeito ao treinamento e ao investimento na qualificação de seus colaboradores. Capacitações e uma cultura de treinamentos e feedbacks ajudam a preparar e motivar os times. 

Somente uma equipe capacitada e atualizada se mantém realmente preparada para enfrentar os desafios do mercado. Com a integração dos setores da empresa e o uso de tecnologias que aprimorem a comunicação entre os funcionários, a produtividade aumenta, assim como a perspectiva de crescimento da marmoraria. 

Por que investir nos funcionários?

Os colaboradores de uma marmoraria precisam estar envolvidos com o propósito de expansão do negócio. Algumas dicas relevantes neste contexto são: 

  • Treine seus times para saberem usar softwares de gestão;
  • Invista em qualificação constante de soft skills e hard skills;
  • Mantenha uma gestão democrática e colaborativa; 
  • Implemente processos ágeis;
  • Ofereça liberdade e flexibilidade aos colaboradores. 

Defina os processos 

Após o investimento nos sistemas de tecnologia e na equipe, planejar a execução dos processos é determinante para o sucesso de uma marmoraria.

É preciso estar atento à movimentação do estoque, bem como às remessas, perdas e prejuízos, aos lucros e à demanda. Acompanhar de perto métricas, Indicadores-Chave de Desempenho e os principais resultados de vendas é muito importante. 

Tenha um time preparado para mensurar e analisar dados como:

  • Crescimento da receita;
  • Lucro bruto;
  • Retenção de clientes;
  • Satisfação dos clientes;
  • Taxas de conversão;
  • Entre outros. 

Como melhorar a gestão de marketing e vendas para a sua marmoraria?

Confira agora algumas dicas que podem ajudar efetivamente a melhorar a gestão de marketing e vendas para a sua marmoraria!

Amplie os meios de suporte ao cliente

Reforçando a importância da valorização do cliente, é indicado que você busque ferramentas que auxiliem no atendimento do seu público. Hoje, não há mais como não priorizar a experiência que o seu potencial cliente deve ter com o seu negócio.

Lembre-se que um cliente satisfeito se torna um advogado da marca, propagando o nome da sua empresa para outras pessoas. Além disso, um bom atendimento ajuda a fidelizar o cliente e faz valer todos os esforços realizados nas etapas de captação e conquista de novos leads e consumidores. 

Aliando a tecnologia à possibilidade de construir uma boa relação entre sua marmoraria e seus clientes, você certamente alcançará uma melhor participação no mercado. 

Aprimore sua gestão de produção

Uma gestão para marmorarias completa e assertiva é aquela na qual é possível ter uma visualização clara de tudo o que acontece dentro do negócio. 

Valorize ferramentas que te permitam visualizar de forma 360º tudo o que é importante para o sucesso da marmoraria.  

Pense em métodos e processos para ampliar e assegurar uma boa produção, para que, além de tudo, você entregue qualidade nos produtos oferecidos. 

Como a Nanoprice pode ajudar?

A Nanoprice é a primeira marmoraria online do Brasil. Com produtos como a n.STONE, que é a plataforma da Nano na qual você, marmorista, pode encontrar facilidade para a gestão de processos e atendimento ao cliente.

Nosso sistema permite que marmorarias de todo o Brasil vendam quando quiserem, escolhendo projetos qualificados. A plataforma conecta marmoristas ao consumidor final e ainda oferece o suporte integral da equipe da Nanoprice.

O cadastro é gratuito. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre a nossa solução de gestão de marketing e vendas para marmorarias

Write A Comment