A tecnologia é um conjunto de métodos que foram criados para fazer do mundo um lugar mais conectado, integrado e com uma imensa capacidade para resolver problemas de forma prática, desse modo a realidade virtual na arquitetura pode proporcionar para o mercado uma facilidade em lidar com situações rotineiras, auxiliando também todas as áreas do conhecimento através de experiências únicas. Então, ao criar projetos tenha em mente que a tecnologia pode ajudar na aprovação do seu trabalho perante seus clientes.

Realidade virtual e o mercado arquitetônico

A maioria dos profissionais entendem que no momento de apresentar o projeto para seus clientes a compreensão não é tão clara em relação aos diversos termos técnicos da profissão, mesmo que estejamos falando da planta baixa, dessa forma essa situação pode acabar dificultando a visualização do projeto atrapalhando assim a sintonia entre todos os envolvidos.

Por isso, existem diversos programas digitais que podem te auxiliar no momento de projetar plantas 3D, porém e se o seu cliente pudesse mergulhar para dentro do projeto de uma forma mais interativa? Sim, é possível, inclusive foi pensando neste ponto que a criação da realidade virtual na arquitetura deu-se mais popular, pois existem produções tão incríveis que fazer parte desse ambiente digital seria também um entretenimento divertido para o seu cliente.

Vantagens da realidade virtual para o seu projeto

No momento da apresentação do projeto é importante alinhar o seu trabalho nos mínimos detalhes com os clientes, pois dessa forma todos os pontos ficarão alinhados antes mesmo do momento da construção. Por isso, para auxiliar em uma aprovação maior de projetos e ainda garantir uma imersão exclusiva antes mesmo de sair da planta, a realidade virtual na arquitetura chegou ao mercado.

Sendo assim, a realidade virtual na arquitetura é considerada por muitos profissionais da área uma ferramenta de tomada de decisão que proporciona uma experiência incrível de harmonia entre todas as pessoas que estão na execução do projeto.

Melhores softwares de realidade virtual do mercado

Dentro do ramo de tecnologia existem diversos programas virtuais com o objetivo de proporcionar experiências integradas e compatíveis com a realidade, porém os softwares mais utilizados entre os profissionais de arquitetura são aqueles que apresentam uma tecnologia mais prática, por isso cabe ao arquiteto escolher qual programa se enquadra melhor com a sua maneira de trabalhar.

Então, separamos algumas informações sobre os melhores softwares do mercado e dessa forma te ajudar a escolher o ideal para o seu escritório de arquitetura.

01- Sentio VR

É uma plataforma de realidade virtual na arquitetura que auxilia na apresentação de projetos em 360°, proporcionando assim uma visão completa do ambiente.

02- Iris prospect

Se você deseja mais praticidade no momento de converter o seu projeto para o virtual, saiba que o software Iris prospect consegue converter plantas em um modelo 3D perfeito.

03- Nanoprice

O mundo está cada vez mais digital, por isso organizações que investem em tecnologia conseguem se destacar mais. Por esse motivo, resolvemos criar uma marmoraria online que auxilia arquitetos de todo o Brasil na cotação de pedras naturais que sejam mais assertivas, práticas e tecnológicas, pois através de uma experiência exclusiva proporciona uma visualização digital do material e do ambiente que deseja. 

04- Augment

Esse programa virtual é o que o mercado tem de mais interativo, pois através dele é possível apontar a câmera de qualquer dispositivo para a planta, dessa forma o software irá escanear os seus projetos, tornando-os mais vívidos do que nunca.

05- Visidraft

Esse aplicativo compatível com o AutoCAD e Revit permite uma visualização de objetos em 3D, basta apontar a câmera para o ambiente e presenciar a mágica acontecer.

Agora que você já conhece um pouco sobre a influência da realidade virtual na arquitetura, que tal conhecer também uma plataforma de materiais naturais totalmente interativa? Acesse o link e tenha uma experiência de cotação das melhores pedras naturais do mercado a apenas um clique.

Autor(a)

Construindo um relacionamento concreto entre marcas e pessoas a partir da escrita, criando textos que conectam e performam.

Escreva um comentário